quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Brincadeira de Criança!


Olá galera, hoje vamos colocar em foco uma coisa muito séria! 


Como os computadores, tablets, video-games e celulares estão acabando com uma das coisas fundamentais para todo ser humano em sua infância...BRINCAR!
Jogo de Taco


Hoje, é muito difícil ver uma criança nas grandes cidades brincando de alguma coisa que não seja futebol, e ainda sim, é raro isso acontecer. O que será que está acontecendo com as crianças de hoje em dia??

Antigamente, não era difícil ver crianças na rua brincando de esconde-esconde, pega-pega, taco, bolinha de gude, pião, pula cela,  cinturão, amarelinha e muitas outras divertidas e saudáveis brincadeiras. Isso era uma coisa tão legal, tão natural, que os pais não se inportavam quando os filhos chegavam todos sujos e cansados em casa, pois aquilo era sinônimo que seus filhos haviam tido um maravilhoso dia de diversão.

Já hoje, infelizmente, muitas vezes os pais não tem tempo de brincar com seus filhos, e acabam comprando computadores para entrete-los. Isso é um assunto muito sério e polêmico, porque os pais acabam privando seus filhos de conhecerem o veradeiro prazer da infância. 

Pode ate ser verdade que o mercado de brinquedos tenha um público constante, mas converse com uma criança de 10 anos, e veja se ela sabe fazer uma pipa, sabe que dá sim pra jogar futebol com uma bola feita com meias velhas, que é possível que uma simples corda, sirva para uma infinidade de brincadeiras.

Peteca feitas com jornais velhos.

Essa semana, nas nossas aulas de Pedagogia do Esporte, fomos desafiados pelo Professor Marcelo a criar brinquedos com materias que nós julgamos lixo, como por exemplo uma garrafa PET ou uma lata de leite em pó. Com alguns pedras, fizemos um jogo de sete marias, com uma garrafa com um pouco de agua, desenvolvemos uma variação do pega-pega.  Foi uma atividade muito construtiva, e acabou chamando muito a atenção das crianças. Uma prova disso é que ciramos um Rouba-Bandeira, em que as bandeiras eram simples pinhas que encontramos no chão. As crianças que observavam aquilo e ficaram muito encantadas com o jogo.



Esperamos que como Monitores em Esporte, poderemos auxiliar a mudar essa cena, e ajudar a devolver os prazeres da infância para nossas crianças.



Um abraços a todos, e continuem visitando nosso blog!

3 comentários:

  1. Me lembrei daquela musica "Brincadeira de Crainça, como é bom, como é bom, guardo ainda na lembrança.."

    ResponderExcluir
  2. Ainda tive sorte de pegar essa boa fase, pena que as crianças de hoje em dia não sabem o que é brincar de verdade!

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal bem legal esse texto! E por falar em brincadeiras de rua quero divulgar o projeto do qual eu faço parte o vamos brincar na rua?
    Segue o blog: http://vamosbrincarnarua.blogspot.com.br/

    Parabéns pelo blog
    abraços

    ResponderExcluir