A história mostra a angústia de Valéria e de seus pais, quando descobriram através de exames, que ela estava contaminada com o vírus. Valéria começa a se afastar das pessoas, com medo de contamina-las, acaba ficando uma pessoa retraída, triste e deprimida. No começo ela não queria se tratar, queria se entregar de vez a doença.
Conviveu durante dois anos com os amigos sem lhes contar nada, morrendo de medo de que alguém descobrisse tudo, de que tivessem contato com seu sangue e também contraíssem a doença, com medo de ter um namoro mais sério. Ela termina o Ensino Médio, começa uma faculdade mas acaba desistindo do curso.
Depois disso, Valéria viajou para os Estados Unidos, fez um curso de teatro, conheceu novos amigos, mas ainda sim, o medo de que alguém descobrisse que ela era portadora de HIV era muito grande, e o medo de contaminar alguém era maior ainda. Depois que ela descobriu que haviam remédio que ajudavam as pessoas a terem uma vida normal com a AIDS, e por incentivo de um médico americano, Valéria conheceu pessoas que viviam normalmente com a doença.
Quando voltou ao Brasil, a saúde de Valéria piorou, e passou alguns dias internada em um hospital. Quando finalmente teve coragem de contar aos seus amigos e familiares que era portadora de AIDS, percebeu que tinha todo o apoio deles, e decidiu continuar com o tratamento.
"Depois Daquela Viagem" é uma peça cômica e dramática ao mesmo tempo, e com certeza nos deu uma reflexão melhor de como é a vida de uma pessoa portadora de HIV, e com certeza nos deu uma bela lição.
Elenco da Peça |
Jovens Monitores e Qualificação Profissional, da turma da manhã. |